Schulz (SHUL4) divulga resultados do 3T25

Publicado em 14/11/2025

📌 A Schulz (SHUL4) reportou um 3T25 fraco, refletindo o cenário desafiador para a indústria de bens de capital. A Receita Líquida Consolidada caiu 3% na comparação anual, para R$ 513,5 milhões. 

A administração atribuiu a queda à "desaceleração econômica", especialmente na indústria de caminhões e ônibus.

Essa retração na demanda, combinada com custos maiores (ociosidade operacional e ajustes na fundição), causou uma forte compressão nas margens. 

O Lucro Bruto caiu 12%, para R$ 122,7 milhões, com a margem bruta recuando 3 p.p., para 24%.
O impacto foi ainda mais forte na linha final: o EBITDA caiu 22%, para R$ 78,7 milhões, e o Lucro Líquido recuou 12%, para R$ 68,8 milhões. 

Os únicos destaques positivos foram a Unidade Compressores e a manutenção de uma sólida posição de caixa líquido.

Destaques-Chave do 3T25

Receita Líquida: R$ 513,5 milhões (-3% A/A).
Lucro Bruto: R$ 122,7 milhões (-12% A/A).
Margem Bruta: 24% (queda de 3 p.p. A/A).
EBITDA: R$ 78,7 milhões (-22% A/A).
Margem EBITDA: 15% (queda de 4 p.p. A/A).
Lucro Líquido: R$ 68,8 milhões (-12% A/A).
Posição de Caixa Líquido: R$ 130,7 milhões (aumento de 121% vs. Dez/24).

Análise da Capitalizo (Resultado Negativo) 

Avaliamos os resultados como negativos. A Schulz é altamente exposta ao setor automotivo pesado (caminhões e ônibus), que registrou forte queda na produção (-17%) e emplacamentos (-18%). As vendas da Schulz para este segmento despencaram 20%.

A queda de 22% no EBITDA mostra uma severa deterioração operacional e perda de rentabilidade. 

A Unidade Compressores (+3% no MI e +13% nos EUA) e a excelente posição de caixa líquido atuam como mitigadores, mas não compensam a forte queda no negócio principal (Automotiva).

Complemento Estratégico

A administração espera um 4T25 "ainda mais restritivo", sinalizando que a pressão sobre os resultados deve continuar. A diversificação para máquinas agrícolas (+22%) foi positiva, mas ainda insuficiente para compensar a queda no segmento principal de caminhões.


Análise da Capitalizo

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